Sorteio - A Torre - Blog Historiar

Resenha premiada: A Torre – por Thamiris Dondóssola

Sorteio - A Torre - Blog HistoriarSinopse: Rio de Janeiro, anos 2000. Eusébia, uma velha mulher arrogante e preconceituosa, vê-se sozinha e sem ninguém para conversar, a não ser o porteiro Tião, que veio do nordeste em busca de trabalho. Com o passar do tempo, surge uma espécie de codependência entre os dois, induzida pela solidão que sentem e que não têm coragem de confessar nem mesmo para si próprios. Somente encarando os erros do passado e buscando perdoar-se a si próprios, ambos conseguem enxergar que a Torre, o prédio onde moram, não é mais o mesmo e que um novo destino os aguarda.

A Torre é um livro surpreendente! Temos dois protagonistas inusitados e uma história inteira extremamente bem formulada cercada inteiramente na vida de ambos.
Este livro carrega, em seu enredo, algo que para mim foi totalmente novo. Vejamos: Eusébia, a protagonista, é uma mulher velha, raivosa e muito má. Entre suas distrações diárias está o ato de insultar as pessoas pobres. A primeira impressão que a personagem passa é das piores. Mas a verdade é que ela não se encontra em uma boa situação, mesmo que não admita, todos sabem disso. E Sebastião, o protagonista, é um sujeito simples, trabalhador e muito triste, ou seja, é oposto de Eusébia.
Leca Haine escreveu um livro sensacional! A Torre nos mostra, entre muitas outras coisas, que todos nós erramos, e que um erro será sempre único, nós não podemos comparar o nosso erro com o erro do outro. Um erro sempre nos trará consequências. Mas, cabe a nós decidirmos nos redimir de nossos erros e procurar um caminho com luz. Bia e Tião começaram a aprender muito um com o outro, e isso os motivou a procurar pela redenção que tanto precisavam. É emocionante ver o quanto eles se esforçaram para deixar o passado para trás e seguir em frente, bem como é extremamente emocionante ver o quanto eles se ajudaram nesse processo.
Leia esta resenha na íntegra!
http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/2017/01/resenha-premiada-torre-leca-haine.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *